quarta-feira, 18 de agosto de 2010

o amor de Deus pela humanidade

A Santíssima Trindade é o fundamento de nossa vivencia interpessoal e comunitária, constitui modelo de vida em comunidade e de relações humanas. A encarnação é o caminho que a Trindade escolheu para chegar à humanidade e fazer historia conosco, onde se dá a conhecer, revela um Deus próximo e pessoal, atuante na história, que não abandona a sua criação.

A criação é um ato amoroso de Deus, por amor, Deus nos fez. A encarnação é fruto do amor de Deus pela humanidade. Deus se faz humano em Jesus.

Em Jesus contemplamos o encontro entre humanidade e divindade, que não se contrapõem, nem se eliminam reciprocamente. Muitos pretendem separar Deus da humanidade, como também se pretende separar a humanidade de Deus. Em Jesus, se realiza a plena comunhão de Deus com o homem e do homem com Deus.

O fato de Deus se tornar humano, não anula, nem diminui o que é humano e histórico, Deus penetra e assume o ser humano dentro da existência humana.

Uma das dimensões fundamentais da existência humana é a sua relacionalidade, não apenas vivemos, existimos, mas convivemos. A vida humana se faz, se realiza e acontece num eixo de relações. A comunidade é um meio de encontro interpessoal com o outro, cria laços afetivos e fraternos.

Ao longo de sua vida, Jesus se revela um Deus próximo, afetivo. Essa proximidade de Deus transparece nas palavras, gestos e atitudes de seu Filho.

Uma das características de Jesus é a sua relação com as pessoas: não exclui ninguém, dialoga com todos. Valoriza cada pessoa, respeitando como ela é, dedica especial atenção aos pobres, excluídos, acolhendo-os como expressão do amor de Deus.

Por meio da encarnação Deus está ativamente em sintonia, em comunhão com os homens. A manifestação do ser de Deus, de sua natureza e presença se dá num mundo acessível à experiência humana.

Jesus se revela sendo uma pessoa que acolhe e integra a relacionalidade como dimensão intrínseca da condição humana. Embora sendo filho de Deus, não se faz diferente de outros humanos.

A manifestação de Deus acontece entre os homens, Deus se faz homem em Jesus, experimenta a vida humana. Jesus é a plenitude da união do humano com o divino. Jesus representa o homem diante de Deus, Jesus é a representação humana diante do Pai. Neste sentido, Deus se fez realidade plena em Jesus.

A natureza humana de Jesus se conhece pela sua prática, sua vida, os testemunhos dos apóstolos, sua inserção na historia. Só temos um caminho para conhecer a natureza divina, ou seja, saber como é Deus: por meio de Jesus é que conhecemos quem é e como é Deus (Jo, 14, 5-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

theos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger