quarta-feira, 18 de agosto de 2010

liberdade, onde estás?

O homem precisa ter um conceito claro para si mesmo sobre o que significa a liberdade. A liberdade é uma busca constante de si mesmo, sendo entendida como capacidade de escolha e ação possibilita o indivíduo a ser ele mesmo e a ter dignidade, a ser tratado como fim em si, nunca como se fosse um objeto.

A primeira vista, liberdade é poder escolher o melhor para si, perante um amplo campo de opções. Mas seu segredo está em que cada pessoa escolha o melhor para si, como melhor forma de realização humana.

Cabe ao próprio homem determinar-se a si mesmo, libertando de todas as coações externas, das manipulações, alienações, que impedem o uso da razão e consequentemente da liberdade. O conceito de liberdade não é simplesmente ausência de todo condicionamento, não é, portanto a possibilidade de poder fazer o que se quer, como se quer, quando se quer, isso seria libertinagem, desordem.

Embora façamos uso de nossa razão, e escolhemos em liberdade, não somos independentes, pois exercemos nossa liberdade no meio de valores e poderes que não temos escolhido, mas a que estamos unidos. Antes de escolhermos viver, temos sido escolhidos dentro da existência, e somos determinados a amar a vida como um valor. Não escolhemos a existência humana, mas fomos eleitos membros da humanidade. Não optamos a sermos seres racionais e sociais, nem escolhemos a nossa cultura.

Há sempre uma escolha precedendo a nossa, e vivemos na dependência dela ao fazermos as nossas escolhas menores. Tomamos nossas livres escolhas não apenas em tal dependência, que estão além de nossas escolhas, mas também na dependência de consequências que escapam de nosso poder. Nós escolhemos e nos sujeitamos as muitas escolhas que não são nossas. Além dos condicionamentos psicológicos, culturais, sociológicos que interferem na formação da nossa personalidade.

Diante disso, a nossa liberdade é relativa, pois ao fazermos escolhas temos que olhar a realidade, o espaço, o tempo, e a consequência de nossos atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

theos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger