sexta-feira, 20 de agosto de 2010

o sentido da missa


Nós cristãos constituímos a família de Deus, povo sacerdotal unidos pelo amor de Cristo, que se reúne para celebrar a Santa Missa.

A missa é a oração mais perfeita e completa que o cristão pode fazer: glorificamos o nome Santo do Senhor, agradecemos pelas maravilhas realizadas em nossa vida, reconhecemos nossas limitações.

Jesus é o centro da liturgia. Neste sentido, a liturgia é a ação de Cristo e da Igreja. A liturgia é o mistério pascal de Cristo. Celebramos Jesus ressuscitado, vivo, atuante, presente em nossa vida e na Igreja.

A missa é o diálogo do padre com Deus, e também do diálogo do povo com Deus. A missa não é o diálogo do padre com o povo, e nem do diálogo do povo com o padre. Por isso, as orações são dirigidas diretamente a Deus. Deus comunica sua Palavra e espera a resposta de cada cristão. Durante a celebração eucarística é momento especial e oportuno para correspondermos ao Senhor, num diálogo de amor. Tudo se dirige a Deus. Todas as orações que o padre faz se dirigem a Jesus.

A missa não é um ritual mágico, supersticioso. Muitos vão à missa com interesse de receber curas, milagres e prodígios. A missa tem valor existencial, deve nos provocar a ter uma prática de vida eucarística, com testemunho pessoal.

A Eucaristia nos desperta para a dimensão comunitária, comunhão fraterna e eclesial. A paróquia torna-se uma comunidade eucarística, onde todos os cristãos reunidos em assembléia se alimentam de Jesus eucarístico. Os cristãos são pessoas eucarísticas, à medida que comunga o Cristo, e são chamados a terem uma prática eucarística, uma vida eucarística no seu dia a dia. Deste modo, a participação na ceia do senhor, é uma antecipação do banquete escatológico.

Durante a missa, o pão e o vinho são consagrados no altar, ou seja, é no altar que ocorre o mistério eucarístico. O presidente da celebração ao chegar beija o altar, que representa Cristo, em sinal de carinho e reverência por tão sublime lugar.

Cristo está presente na Palavra proclamada. É o próprio Cristo que fala através do leitor. Por isto no final da leitura proclamada o leitor diz: Palavra do Senhor! E quando o padre termina de proclamar o evangelho diz: Palavra da Salvação. A palavra proclamada não é do leitor, nem do padre, mas é de Deus.

Na liturgia eucarística atingimos o ponto alto da celebração. Durante ela a Igreja irá tornar presente o sacrifício que Cristo fez para nossa salvação. Não se trata de outro sacrifício, mas sim de trazer à nossa realidade a salvação que Deus nos deu. Durante esta parte a Igreja eleva ao Pai, por Cristo, sua oferta e Cristo dá-se como oferta por nós ao Pai, trazendo-nos graças e bênçãos para nossas vidas.

“A oração eucarística é o centro e ápice de toda celebração, é prece de ação de graças e santificação. O sacerdote convida o povo a elevar os corações ao Senhor na oração e na ação de graças e o associa à prece que dirige a Deus Pai por Jesus Cristo em nome de toda comunidade. O sentido desta oração é que toda a assembléia se una com Cristo na proclamação das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício” (IGMR 54).

Todas as atividades pastorais da Igreja nascem da Liturgia. Somos fortalecidos e alimentados pelo próprio Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

theos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger