terça-feira, 31 de agosto de 2010

Teologia e experiência

O ápice da revelação não é a instrução, mas a comunhão com Deus. Os teólogos interpretam as fontes bíblicas e doutrinárias, e elaboram seus princípios em contextos culturais diferentes. O importante não é ensinar, mas de compartilhar experiências com os outros, sabendo que cada um acrescenta algo na vida do outro.

Além de ter conhecimento teológico, o teólogo deve estar aberto para conhecer e aprofundar no mistério, que se revela a todos, desde os mais sábios, até as pessoas simples sem nenhuma formação acadêmica.

Os verdadeiros teólogos devem levar em conta a vida comum das pessoas. Como pode o teólogo criar um discurso fora da realidade de seu povo? A vida comum das pessoas pode iluminar as reflexões teológicas do teólogo. O teólogo não pode estar separado, isolado dos outros.

O discurso teológico deve auxiliar para que as pessoas possam fazer um encontro pessoal com Deus: sentir Deus presente em sua vida, olhar o mundo, as situações da vida com olhar de Deus. O discurso não é apenas mais uma teoria, mas gera uma ação concreta. Porém, o teólogo deve ter uma sensibilidade para reconhecer a experiência de vida de cada um, para compartilhar seu saber teológico com as experiências dos outros.

Diante disso, é necessário saber respeitar as diferenças, para criar um diálogo com o diferente. Neste sentido, o teólogo além de ter um profundo conhecimento dos temas teológicos deve ter humildade para reconhecer, valorizar, respeitar as diferenças.A teologia é para a vida. As interpretações teológicas devem ser válidas para guiar a vida humana de acordo com os valores dados por Deus.

O primeiro destinatário das propostas teológicas do teólogo deve ser sua própria comunidade, onde está inserido, contribuindo para a melhor comunicação da mensagem cristã. O teólogo é chamado a experimentar Deus em sua vida e na vida dos outros, e principalmente despertar aos outros a fazerem experiência do amor de Deus.

Deus não é apenas uma ideia, um conceito filosófico – teológico, mas é uma Pessoa, com o qual estabelecemos um diálogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

theos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger