quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resumo da monografia do curso de Filosofia concluído em 2009

Este trabalho monográfico faz uma apreciação sobre a proposta educacional, abordando a concepção de educação nos escritos de Sobre a Pedagogia e Fundamentação da Metafísica dos Costumes, ressaltando e focalizando a liberdade na formação humana. Este estudo tem por objetivo analisar a finalidade da educação na formação do caráter. A liberdade é posta em primeiro lugar, visto que ela é uma faculdade que possibilita o indivíduo a fazer uso de sua razão, de sua autonomia, ou seja, ser ele mesmo, não sendo alienado, manipulado por outrem. Kant formula o ideal de humanidade, o qual é o norteador de toda ação humana. É tarefa da educação seguir o ideal de homem: íntegro, coerente, moral, livre e responsável, almejando uma sociedade onde reina a paz perpétua. À luz do pensamento kantiano por meio de pesquisa bibliográfica e pelo método analítico-dedutivo foi elaborado este trabalho com reflexões e questionamentos de seu legado filosófico. A liberdade é considerada em Kant como autodeterminação. É o próprio homem capaz de determinar a si mesmo, pensar por si próprio. Dessa forma sendo responsável pela consequência de seus atos, de sua história e do mundo. Ser livre consiste em agir de modo responsável. O direito ao exercício da liberdade é uma requisição inerente da dignidade humana, sobretudo, quando se trata em questões morais e religiosas. Porém, esse exercício não implica o direito de dizer e fazer tudo. Os atos humanos uma vez livremente escolhidos são por sua vez qualificados moralmente sendo bons ou maus. Daí a necessidade de refletir como o ser humano faz uso de sua liberdade para o bem ou para o mau. Pretende-se, portanto apresentar a importância da liberdade (além de conceitos) na praticidade da formação humana.

PALAVRAS-CHAVE: Liberdade, Kant, educação, responsabilidade

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