quarta-feira, 5 de maio de 2010

A definição de Kant sobre o Iluminismo

Kant elabora uma obra, onde faz reflexões acerca do Iluminismo cujo título é Resposta á pergunta: o que é esclarecimento? Neste sentido, trata-se, não de uma corrente filosófica em particular, mas de um processo que a razão humana desencadeia por si mesma. É o próprio Kant que afirma:

Esclarecimento (Aufklãrung) é a saída do homem, sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é próprio culpado dessa menoridade se as causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta ou decisão e coragem de servir-se de si mesmo, sem a direção de outrem. Sapere aude Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento (Kant, 2008, p.63).

Nota-se a partir da citação anterior que, em Kant, o esclarecimento significava mais que conhecer simplesmente acima de tudo, mas a realização de sua filosofia prática que busca moralização da ação humana por meio de um processo racional. O lema Sapere Aude, referia-se a razão em seu sentido mais amplo, não exclusivamente razão científica.

O processo de esclarecimento dizia respeito principalmente ao mundo prático humano e não apenas ao teórico. Por isso, implicava na superação da menoridade, requeria a decisão e a coragem de servir-se de sua própria razão para pensar por conta própria e guiar-se sem a direção de outro indivíduo. O homem seria culpado pela própria menoridade se a causa dela não fosse à falta de entendimento e sim, a falta de coragem, a preguiça, a covardia.

Havia no texto uma recusa ao conformismo, um clamor para que o homem abandonasse sua cômoda situação de menor e tivesse coragem de responsabilizar-se por sua própria história, o que era condição para o esclarecimento e para a menoridade. A menoridade representava um estado de heteronomia já que era a incapacidade de fazer uso de sua própria razão. Kant alertava que era difícil para o homem largar-se da menoridade quando ela se tornava para ele quase uma natureza. Mesmo assim, para que isso ocorresse nada mais se exigia a não ser a liberdade de fazer uso público da razão em todas as questões.

Kant chegou a perguntar se sua época era esclarecida, ao que responde negativamente, indicando que era uma época de esclarecimento. Assim definiu o Iluminismo de uma forma como vir-a-ser e não como estágio definitivo a ser atingido. Um vir-a-ser que desafiava o homem a pensar por conta própria, sem apego as ideologias, dogmas e ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

theos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger